Capa da pagina, exibindo o viewport 3D do Blender, contendo uma pré-visualização do projeto gráfico

Explorando camera matching usando o Blender e Fspy

10/2023

Uma fas formas mais interessantes de produção gráfica fazendo o uso de recursos digitais é o camera matching. Neste processo, uma fotografia tem a sua perspectiva analisada e reconstruída digitalmente para que novos elementos sejam adicionados na pós-produção, de maneira fiel e presente ao ambiente da imagem.

O Blender é um software open-source, feito para a manipulação geral de objetos 3D, e inclui múltiplas funcionalidades para modelagem, animação e composição, sendo uma ferramente extremamente poderosa e flexível para diversos processos de criação gráfica e simulação tridimensional.

Assim como o Blender, o Fspy também é um programa de código aberto, mas este possui um propósito mais específico. Ao importar uma imagem no Fspy, ele permite que as linhas de perspectiva da imagem sejam manualmente traçadas pelo usuário, com o objetivo de exportar ao Blender as configurações de ângulo, posição e distância focal. Ao importar as configurações da câmera, o ambiente 3D se alinha perfeitamente com a fotografia original, permitindo os efeitos de composição de elementos.

Um dos primeiros testes que fiz consiste em uma fan-art do Pikmin, um jogo desenvolvido e lançado pela Nintendo para o Gamecube, que fiz tentando replicar o estilo da capa do disco jogo.

Cada uma das imagens representa uma etapa, e na sequência, elas representam a fotografia original, a tag de referência de alinhamento, o ambiente 3D e a renderização final:

Fotografia original utilizada no projeto, consiste em uma foto de um pequeno canteiro de plantas coberto, com a perspectiva rente ao chão e em direção ao toldo do local Fotografia do mesmo local, mas com a pequena de tag de referência de ângulo ao chão Imagem do projeto 3D rodando dentro do Blender, exibindo a interface do programa, assim como a pré-visualização dos modelos em cena Saída da imagem gerada pelo Blender, sem tratamentos adicionais

Ao processar todas estas imagens e editá-las, este foi o resultado